3 de junho de 2015

Homofobia e propagando do Boticário


Mais de 80% da população brasileira diz não ter preconceito ou ser racista, e está concordando neste exato momento, declarando não sei preconceituoso ou racista, mas de acordo com antropólogos, nós somos sim! 
Quase caiu da cadeira ou sofá, né? Eu sei! Mas é a verdade... 
Durante uma aula de antropologia, minha professora disse à turma que nosso racismo existe, só que escondido embaixo do tapete, e que passamos isso de geração em geração.
Explicando melhor...
Sabe aquelas frases que ouvimos nossos pais, tios, primos, amigo, avós e o mundo todo dizer? Que o gato preto traz azar e a pomba branca significa paz? Que menino é azul e menina é rosa? Então são essas coisas, que ouvimos há muito tempo - há 350 anos atrás, talvez -, que nos leva a sermos racistas e preconceituosos. Como? Tais ditados nos induzem a pensar que preto é ruim e branco é bom, um homem usar rosa e uma mulher com corte de cabelo masculino é contra as normas da sociedade, e para algumas pessoas, ser negro é errado, ser branco é o certo, homens devem casar com mulheres e por aí vai.
Soa muito feio isso né? Mas é o que acontece. As pessoas hoje não falam que são preconceituosas, porque isso tá fora de moda diante do século em que vivemos.
Mesmo estando tão evoluídos, não somos tão Sapiens como a nomenclatura diz. Ainda criticamos uma mulher com o corte de cabelo "Joãozinho", e criticamos um homem por demonstrar afeto mais que o normal.
A propagando do Boticário surpreendeu o Brasil ao mostrar casais gays, mas o Brasil surpreendeu mais com as respostas à esse comercial.
Metade das pessoas - ou mais - começavam com a frase "Não sou homofóbico, mas..."
Se você não é homofóbico porque critica? Afinal, sempre depois do "mas..." vem algo que contradiz a primeira afirmação da frase...
O Boticário simplesmente retratou a realidade, com um pouco de marketing, claro, de um jeito que não ofendesse àquelas pessoas que foram criadas com o conceito de que isso é errado.
Na minha opinião, a propagando foi ótima, e deveriam sim haver mais com essas, porque essa é a realidade do mundo do século XXI, casais de pessoas do mesmo sexo!
Quando a novela Babilônia, em seu primeiro capítulo, mostrou duas atrizes se beijando, metade do mundo criticou! Vi comentários de amigos no meu face que diziam que nunca mais iam deixar seus filhos assistirem essa novela outra vez. E a pessoa não é homofóbica.
Se não somos de fato preconceituosos, porque falamos tantos "mas"?

2 comentários:

Unknown disse...

Só li verdades nesse texto !

Unknown disse...

Awn, obrigada!!!

Postar um comentário

© 2011 Crônicas de Gabriela, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena