Oi, oi gente, hoje vim contar pra vocês sobre uma coisa que, pra quem é indecisa ao extremo - como eu -, vai ser de grande ajuda...
Bom, antes, beeeeem antes, que querer ser jornalista e começar a cursar Comunicação Social, eu comecei a fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Duas coisas muito diferentes. Eu não cheguei a fazer nem um semestre completo, foram quatro meses que eu fiz, e foi sofrido.
Sabe aquele sentimento de que alguma coisa não tava certa, que aquele não era o seu lugar? Me senti assim. E a primeira coisa que pensei foi "como vou contar para os meus pais?", e eu sou daquelas que fala do jeito que cai uma bomba do céu.
Como estava muito no inicio, eu não podia trancar o curso, e pior, tinha que pagar uma taxa que era, se não me engano, 60% do valor. Só nisso eu tava desistindo de desistir, mas ainda assim, querendo desistir (risos). Meus pais ficaram, principalmente minha mãe, muito tristes, e como a própria diz, decepcionada. Aquilo abalou meu mundo, igual em cenas de desenho animado que o personagem cai no ar.
Então começou a minha busca por algo que combinasse comigo.
E, sendo sincera, o que mais me ajudou foi aquele teste bobo - que não é tão bobo assim - do Guia Estudantil. Eu fiz umas quinze vezes e sempre dava as mesmas respostas:
Jornalista - Publicitaria - Pscicóloga - Promotora - Nutricionista
A primeira que eu descartei foi nutricionismo, porque nunca quis e nem tive interesse na área. Depois foi promotora, porque se tem uma coisa que eu não entendo é Direito, é um curso que você tem que gosta pra fazer, não adianta você escolher porque dá dinheiro, porque gente, se você for um profissional bom naquilos que você faz seu salário vai ser melhor que o de muito funcionário público...
Mas voltando... Me restaram três opções, e daí eu comecei a pesquisar bastante sobre os cursos, procurei livros que tratavam do assunto, o que eu tinha em comum com aquilo e TÃ-DÃ! Escolhi o Jornalismo, primeiro porque as matérias me interessaram bastante, e eu tinha muitas coisas em comum.
Então se você não se decidiu, meu conselho é que você faça o teste vocacional do Guia Estudantil, porque é um dos melhores. E, se você não curte seu curso e não sabe como falar com seus pais, NÃO FAÇA COMO EU! Começa falando de algum outro curso que te interessa, ou então senta com eles e conversa direitinho, fala que realmente não é o que você quer, que você não vai ser feliz fazendo isso, apela pro emocional (vai que funciona - risos). Só não faz algo que não te deixa feliz.